Metodologia EaD

O curso MBA Finanças EaD está baseado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFSCar. Ao iniciar o curso, o estudante terá acesso ao AVA para realizar as atividades virtuais. 
Veja no vídeo abaixo como está estruturado o AVA do MBA Finanças EaD:



Antes de iniciada a primeira disciplina do curso será oferecido aos estudantes um tutorial de ambientação, em que serão apresentados o formato e estrutura EaD do curso, o AVA e suas ferramentas, as formas de comunicação entre estudantes, docentes e tutores, formas de avaliação, dentre outras questões importantes para o melhor aproveitamento do curso.

Cada disciplina será disponibilizada gradativamente, uma a uma, conforme cronograma do curso. As disciplinas são divididas em unidades (cada unidade dura sete dias e corresponde a 6 horas de atividades). No início de cada unidade o estudante terá acesso ao material escrito (e-book), ao material audiovisual (videoaulas gravadas) e materiais complementares, referentes aos temas abordados na unidade.  Serão disponibilizadas também as atividades avaliativas relacionadas ao conteúdo abordado na unidade. As atividades avaliativas deverão ser realizadas por meio do AVA, respeitando cronograma estabelecido no início de cada disciplina, de modo a garantir que o aprendizado seja coletivo e colaborativo.
 
Em cada disciplina o estudante terá apoio dos docentes para a realização de seus estudos e também contará com acompanhamento de tutores, que darão suporte ao desenvolvimento dos estudos ao longo de todo o curso.

Comunicação e Interação Muito Importantes

Em um curso EaD um ponto muito importante é a comunicação e a interação entre os participantes. Pensando nisso, são disponibilizados diferentes meios para que ocorra a comunicação entre os estudantes, professores e tutores.

Em cada disciplina, no AVA, será criado um Fórum Colaborativo, para que os estudantes possam se comunicar com colegas, com professores da disciplina e com os tutores. Nele é possível enviar perguntas e também visualizar o histórico de comunicações realizadas entre os participantes da disciplina.


Além do Fórum Colaborativo, serão disponibilizados canais de comunicação com tutores via aplicativo de mensagem e chat, o que incrementa a interação, com possibilidade de envio de mensagem de áudio e, também, a realização de videochamada em tempo real. 

 
Videoaulas Gravadas e Aula ao Vivo
 
Com as videoaulas gravadas o estudante tem a flexibilidade para assistir ao conteúdo onde e quando preferir, respeitando a agenda de cada unidade. Assim não há um dia da semana ou hora definida para que o estudante tenha que assistir à aula.

Veja abaixo uma das videoaulas da disciplina Análise Financeira de Empresas. São várias videoaulas no curso, integradas ao e-book da disciplina:



Mas entendemos que momentos síncronos, como o proporcionado por uma aula online ao vivo, também é importante.
Sendo assim, para cada unidade (semana) de cada disciplina ocorre uma aula on-line (ao vivo). Entendemos que o momento de encontro síncrono, possibilitado pela aula ao vivo, é importante para a dinâmica do curso. Durante a webconferência, por ser ao vivo, os estudantes interagem diretamente com os docentes, fazendo perguntas em tempo real. Essa interação enriquece o processo de ensino-aprendizagem proposto para o curso
 
Atividades Avaliativas Virtuais
 
É pelo AVA que todas as atividades avaliativas das disciplinas são realizadas (não há avaliação presencial para composição de nota das disciplinas, o curso ocorre totalmente on-line).
 
O estudante deve primar pela assiduidade na realização e envio semanal, via AVA, das atividades avaliativas do curso, para composição de nota e, também, de frequência. A cada envio de uma atividade o AVA registra frequência automaticamente.

Para ser aprova
do nas disciplinas, o estudante deve obter nota igual ou superior a sete e frequência de pelo menos 75% em atividades virtuais de cada disciplina.

Para os estudantes que apresentarem frequência de pelo menos 75% em atividades virtuais da disciplina, mas ficarem com nota inferior a sete, será oferecida avaliação de recuperação
 
Desenvovimento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC terá como tema a análise financeira de empresas. O desenvolvimento do TCC será abordado na disciplina Metodologia de Pesquisa. Além disso, o estudante contará com suporte de tutor e de um professor orientador, ao longo do curso, para realização do TCC.