Disciplinas

 
O curso está estruturado em 18 disciplinas. As disciplinas estão dispostas em 61 unidades (61 semanas). Cada unidade corresponde a um ciclo de atividades dispostas ao longo de sete dias, totalizando 6 horas de atividades programas por unidade.
As disciplinas do curso apresentam uma sequência lógica, de modo que seja proporcionado um desenvolvimento consistente das atividades e vinculado aos objetivos do programa. Deste modo, não serão ofertados componentes curriculares em paralelo, salvo o componente Metodologia de Pesquisa, que tem uma distribuição de unidades ao longo do último semestre do curso.
 
Início previsto das aulas: 17 de abril de 2019
 
As disciplinas que integram o curso são:
 
1 Análise Financeira de Empresas (4 unidades - 24 horas)
2 Gestão do Capital de Giro (3 unidades - 18 horas)
3 Cenários Econômicos (3 unidades - 18 horas)
4 Cálculo Financeiro (4 unidades - 24 horas)
5 Mercado Financeiro (4 unidades - 24 horas)
6 Gestão Tributária (3 unidades - 18 horas)
7 Mercado de Capitais (4 unidades - 24 horas)
8 Gestão de Pessoas (2 unidades - 12 horas)
9 Gestão de Custos (4 unidades - 24 horas)
10 Gestão de Valor (3 unidades - 18 horas)
11 Gestão Estratégica de Custos (3 unidades - 18 horas)
12 Análise de Mercado (3 unidades - 18 horas)
13 Gestão de Carteiras (4 unidades - 24 horas)
14 Avaliação de Projetos de Investimento (4 unidades - 24 horas)
15 Metodologia de Pesquisa (3 unidades - 18 horas)
16 Avaliação de Empresas (4 unidades - 24 horas)
17 Gestão Estratégica e Sustentabilidade (2 unidades - 12 horas)
18 Derivativos e Gestão de Risco (4 unidades - 24 horas)
 
PROGRAMA DO CURSO
 
Análise Financeira de Empresas
Tópicos: As principais demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Análise horizontal. Análise vertical. Indicadores de desempenho econômico-financeiro: liquidez, lucratividade, rentabilidade, endividamento.
 
Gestão do Capital de Giro
Tópicos: Capital de Giro e Equilíbrio Financeiro. Ciclos operacional e financeiro. Gestão do capital de giro: caixa, contas a receber, estoques, financiamento. Necessidade de investimento em capital de giro. Financiamento do investimento em giro.
 
Cenários Econômicos
Tópicos: Agregados macroeconômicos, produto, investimento, renda, governo. O sistema de contas nacionais. Consumo. Investimento, financiamento e crescimento econômico. Política monetária, Moeda, Funções do Banco Central. Instrumentos de controle monetário, Recolhimentos compulsórios, Operações de mercado. As taxas de juros, as empresas e o governo. Investimentos financeiros e cenários econômicos. Comitê de Política Econômica (COPOM). Riscos de países emergentes. Taxa básica de juros. A inflação brasileira, medidas de inflação no Brasil, uso de números-índices. Taxa real, Taxa de inflação e desvalorização da moeda. Política fiscal. Funções do governo. Gastos e arrecadação. Déficit público e dívida pública. Impacto da política fiscal. Política cambial, Taxa de câmbio. Balanço de pagamentos, Saldo em transações correntes e movimento de capitais.
 
Cálculo Financeiro
Tópicos: Juros Simples, Juros Compostos. Operações de desconto. Coeficiente de financiamento. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalente e proporcional. Séries de Pagamentos. Sistemas de Amortização de Empréstimos.
 
Mercado Financeiro
Tópicos: Estrutura do sistema financeiro nacional, Subsistema normativo, Subsistema de intermediação. Organismos financeiros internacionais. Mercado monetário, Sistemas de custódia e liquidação de títulos (SELIC e CETIP), Títulos públicos, Mercado aberto. Mercado de crédito, Serviços bancários, Formação do spread bancário. Taxas de juros do mercado financeiro (TR, TBF, TBAN, TJLP). Principais papéis negociados. Principais financiamentos. BNDES e financiamentos de longo prazo. Produtos financeiros. Mercado cambial. Mercado de bônus. Rating das dívidas. Avaliação de bônus. Investidores institucionais e fundos de investimentos. Investimentos em private equity e venture capital. Créditos de carbono. Mercado de ouro no Brasil.
 
Gestão Tributária
Tópicos: Gerenciamento dos Impostos sobre a Produção e a Circulação (IPI, ICMS e ISS) nas Atividades Empresariais. Contabilidade Empresarial como Instrumento de Análise e Gestão dos Tributos Diretos e Indiretos. Contabilidade de Custos como Instrumento e Sistema de Informações na Quantificação dos Tributos. Gerenciamento dos Impostos sobre o Patrimônio e a Renda (Imposto sobre a Renda, ITBI e IPTU) das Empresas.
 
Mercado de Capitais
Tópicos: Principais papéis negociados no mercado de capitais. Mercado primário de ações. Rendimentos das ações e risco. Abertura de capital. Principais direitos dos acionistas. Mercado secundário - bolsa de valores. BM&F Bovespa Holding. Tipos de ordens de negociações. Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC). Índices de bolsa de valores. Mercado de balcão. Governança Corporativa. Níveis de governança corporativa. Avaliação de ações. Preço justo (target price).
 
Gestão de Pessoas
Tópicos: Equipes de trabalho. Motivação. Liderança. Negociação. Cultura organizacional. O papel estratégico da escolha de pessoas nas equipes. Sistemas estratégicos de Recompensas. Instrumentos de avaliação de desempenho. Desenvolvimento profissional e Gestão de Carreira. Principais problemas e tendências da gestão de pessoas.
 
Gestão de Custos
Tópicos: Classificação dos Custos (Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos). Sistemas de Custeio. Custeio por Absorção. Departamentalização e Centros de Custos. Critérios de Rateio. Custeio Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Avaliação de Estoques. Custo-Padrão. Alavancagem Operacional. Formação do Preço de Venda.
 
Gestão de Valor
Tópicos: Retorno do Investimento e Alavancagem financeira. Alavancagem financeira e amortização dos passivos. Medidas de Criação de Valor. Custo de oportunidade e criação de valor. Valor econômico agregado (Economic Value Added – EVA®). Valor (riqueza) para o acionista. Modelo de gestão baseada em valor. Avaliação do desempenho pelo MVA (Market Value Added). Árvore de valor.
 
Gestão Estratégica de Custos
Tópicos: Custeio Baseado em Atividades (ABC). Direcionadores de Valor. Atividades que agregam e que não agregam valor. Noções de controladoria. Balanced Scorecard (BSC)
 
Análise de Mercado
Tópicos: Análise do Ambiente de Mercado. Dimensionamento e Segmentação de Mercado. Posicionamento de Mercado. Gestão de Produtos. Gestão de Preços. Gestão de Canais de Distribuição.
 
Gestão de Carteiras
Tópicos: Medidas estatísticas aplicadas ao estudo do risco: médias, desvio-padrão e variância, coeficiente de variação, covariância, correlação, regressão linear. Risco, retorno e mercado. Mercado eficiente. Retorno esperado de um portfólio. Diversificação do risco. Seleção de carteiras e teoria de Markowitz. Risco de uma carteira. Modelos de precificação de ativos e avaliação do risco. Aplicações do CAPM.
 
Avaliação de Projetos de Investimento
Tópicos: Tipos de Investimento. Métodos de Avaliação Econômica de Projetos de Investimento. Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno. Dimensionamento do Fluxo de Caixa Operacional e Valor Residual. Decisões de Investimento em Condições de Risco. Custo de capital de terceiros. Custo do Capital Próprio e Prêmio pelo Risco. Utilização do CAPM para determinação do Custo do Capital Próprio. Custo Médio Ponderado de Capital e Taxa de Desconto. Fluxo de Caixa Descontado. Comparações entre o EVA® e o valor presente líquido (NPV).
 
Avaliação de Empresas
Tópicos: Valor de liquidação e valor de reposição. Valor de negociação e valor justo. Múltiplos de mercado e transações comparáveis. Método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD). Horizonte de tempo das projeções. Determinação do valor da empresa. Fluxos de caixa na avaliação da perpetuidade de empresas. Composição da taxa de crescimento. Formulações do valor da perpetuidade. Alterações na taxa de crescimento.
 
Gestão Estratégica e Sustentabilidade
Tópicos: Sustentabilidade, visão geral e tendências. Gestão estratégica, valor econômico da empresa e a Sustentabilidade. Governança Corporativa, estratégia e Sustentabilidade. Competitividade e questões socioambientais. Risco socioambiental. Externalidades e ativos intangíveis. Avaliação de desempenho e indicadores de Sustentabilidade. Mudança organizacional e o ciclo de acesso da sustentabilidade. Relacionamento com stakeholders.
 
Derivativos e Gestão de Risco
Tópicos: Mercados futuros. Mercado de opções. Mercado a termo. Swaps. Gestão de risco. Estruturação de operações de hedge.
 
Metodologia de Pesquisa
Tópicos: Histórico das concepções de ciência e dos seus métodos. Metodologias de pesquisa científica. A definição do foco do estudo científico. Elaboração de revisão de literatura. Instrumentos de coleta de dados. Estrutura de um projeto de pesquisa científica. Técnicas para elaboração de relatórios de pesquisa científica e trabalhos de conclusão de curso.